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Regularizar empresa de serviços é mais fácil do que parece. Entenda!
Confira o nosso guia de como regularizar empresa de serviço corretamente. Leia e aprenda como fazer isso com facilidade!
Regularizar empresa, muitas vezes, acaba sendo uma grande dor de cabeça para os prestadores de serviço.
Afinal, a falta de informação e o excesso de burocracia, muitas vezes, acabam atrapalhando a regularização da empresa.
A seguir, apresentaremos um guia de como evitar dor de cabeça e estar sempre preparado para os obstáculos ao regularizar a sua empresa. Confira!
O que significa regularizar a empresa?
Regularizar a empresa significa tomar as medidas necessárias a fim de garantir que ela esteja dentro da conformidade das leis e regulamentos aplicados no seu ramo e na sua localidade.
O processo de regularizar a empresa nada mais é do que obter as licenças, registros e autorizações necessárias para poder operar e cumprir as obrigações legais e fiscais.
Para haver a regularização da empresa, algumas etapas são necessárias, e podem variar dependendo do país e do segmento do negócio. As etapas são:
1. Verificar as obrigações legais da sua empresa:
Sempre pesquise as leis e regulamentações aplicadas no seu ramo empresarial. Consulte constantemente os órgãos governamentais, Receita Federal, prefeitura e outros órgãos públicos.
2. Registro legal:
O registro da empresa deve ser feito em órgãos competentes, como a junta comercial, o registro civil ou o registro de empresas, conforme a legislação do país manda.
3. Licenças e autorizações:
Dependendo da atividade da empresa, podem ser necessárias algumas licenças específicas. Por exemplo, escritórios de contabilidade precisam do CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
É importante sempre identificar as licenças necessárias para a operação do negócio.
4. Inscrição nos órgãos fiscais:
Para a empresa obter um número de identificação fiscal, é necessário inscrever a empresa nos órgãos fiscais competentes.
5. Cumprir as leis trabalhistas:
Se a empresa possuir funcionários, terá que cumprir as leis e obrigações inscritas no código trabalhista, como, por exemplo, registrar o funcionário, pagar seu salário e recolher os encargos sociais dos funcionários.
6. Elaborar contratos e documentos legais:
É extremamente importante que a empresa tenha contratos e documentos legais adequados para as suas operações, como, por exemplo, contrato de compra e venda e contratos de prestação de serviços.
7. Organizar a contabilidade da empresa:
Sempre mantenha a sua contabilidade empresarial em dia. Isso envolve registrar corretamente as receitas e despesas, folhas salariais, controle do estoque, etc. Uma contabilidade organizada é extremamente fundamental para cumprir as obrigações fiscais.
Para maior entendimento, leia também:
Como identificar se a sua empresa está irregular?
A empresa fica irregular devido a algumas pendências com a Receita Federal, como, por exemplo, a ausência de pagamento para o governo municipal, estadual ou federal, a omissão do demonstrativo financeiro, não reconhecer a atividade no endereço cadastrado, etc.
Caso a Receita Federal perceba alguma irregularidade, a empresa em questão irá receber um comunicado informando o problema e explicando como resolvê-lo.
Entretanto, é necessário não depender do comunicado da Receita Federal, mas verificar constantemente o site do órgão administrativo para verificar a situação da sua empresa.
Como fazer para registrar e regularizar minha empresa de serviços?
Para uma empresa de serviços exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, possuir registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela funcionará, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social.
Dependendo da atividade, pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio Ambiente e em outros órgãos de fiscalização.
É certo que o procedimento varia de acordo com as leis estaduais, mas os passos a serem seguidos são basicamente os mesmos em todo o Brasil.
Antes da abertura, você precisa entender quais são os custos, impostos, modalidades, formalização, etc.
Já se a sua opção for fazer o registro como Microempreendedor Individual (MEI), o processo é bem mais simples e menos burocrático, realizado totalmente online.
Mas, é claro, que antes de se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI), é importante conhecer os critérios, leis, atividades permitidas, enfim, ter todas as informações em mãos para se tornar um empreendedor.
O que preciso saber antes da abertura?
Antes de abrir, é necessário saber quais serão os gastos e tributos: segundo o SEBRAE, o custo médio para a abertura de uma empresa varia de estado para estado. Assim, o gasto pode variar entre R$ 500,00 a R$ 1.500,00.
Após abrir a empresa, os custos iniciais são: aluguel, gastos com água e energia, telefone, honorários do contador, impostos e os custos com funcionário – se houver contratação de imediato.
Facilite a regularização da sua empresa!
Para você, prestador de serviço que tem dúvidas de como regularizar sua empresa, nós, da Nacif Contabilidade, estamos aqui para te ajudar e auxiliar da melhor forma possível!
Se você quer atingir o sucesso, é preciso fazer isso da forma correta, e continuar com sua empresa na informalidade, com certeza, não é o melhor caminho para isso!
Com os nossos serviços de legalização de empresas, você terá todo o apoio necessário para conseguir todas as documentações, licenças e alvarás necessários para manter sua empresa no caminho do sucesso!
Afinal, os nossos especialistas cuidam da burocracia para você, enquanto você foca na gestão e no sucesso do seu negócio.
Portanto, entre em contato agora mesmo!
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