Guia prático de como regularizar empresa de serviços corretamente

Regularizar Empresas De Serviços é Mais Fácil Do Que Parece. Entenda! - Nacif Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Regularizar empresa de serviços é mais fácil do que parece. Entenda! 

Confira o nosso guia de como regularizar empresa de serviço corretamente. Leia e aprenda como fazer isso com facilidade! 

Regularizar empresa, muitas vezes, acaba sendo uma grande dor de cabeça para os prestadores de serviço. 

Afinal, a falta de informação e o excesso de burocracia, muitas vezes, acabam atrapalhando a regularização da empresa. 

A seguir, apresentaremos um guia de como evitar dor de cabeça e estar sempre preparado para os obstáculos ao regularizar a sua empresa. Confira!  

O que significa regularizar a empresa?

Regularizar a empresa significa tomar as medidas necessárias a fim de garantir que ela esteja dentro da conformidade das leis e regulamentos aplicados no seu ramo e na sua localidade. 

O processo de regularizar a empresa nada mais é do que obter as licenças, registros e autorizações necessárias para poder operar e cumprir as obrigações legais e fiscais.

Para haver a regularização da empresa, algumas etapas são necessárias, e podem variar dependendo do país e do segmento do negócio. As etapas são: 

1. Verificar as obrigações legais da sua empresa: 

Sempre pesquise as leis e regulamentações aplicadas no seu ramo empresarial. Consulte constantemente os órgãos governamentais, Receita Federal, prefeitura e outros órgãos públicos.

2. Registro legal: 

O registro da empresa deve ser feito em órgãos competentes, como a junta comercial, o registro civil ou o registro de empresas, conforme a legislação do país manda.

3. Licenças e autorizações:

Dependendo da atividade da empresa, podem ser necessárias algumas licenças específicas. Por exemplo, escritórios de contabilidade precisam do CRC (Conselho Regional de Contabilidade). 

É importante sempre identificar as licenças necessárias para a operação do negócio. 

4. Inscrição nos órgãos fiscais: 

Para a empresa obter um número de identificação fiscal, é necessário inscrever a empresa nos órgãos fiscais competentes. 

5. Cumprir as leis trabalhistas: 

Se a empresa possuir funcionários, terá que cumprir as leis e obrigações inscritas no código trabalhista, como, por exemplo, registrar o funcionário, pagar seu salário e recolher os encargos sociais dos funcionários. 

6. Elaborar contratos e documentos legais: 

É extremamente importante que a empresa tenha contratos e documentos legais adequados para as suas operações, como, por exemplo, contrato de compra e venda e contratos de prestação de serviços. 

7. Organizar a contabilidade da empresa: 

Sempre mantenha a sua contabilidade empresarial em dia. Isso envolve registrar corretamente as receitas e despesas, folhas salariais, controle do estoque, etc. Uma contabilidade organizada é extremamente fundamental para cumprir as obrigações fiscais. 

Para maior entendimento, leia também:

Como identificar se a sua empresa está irregular?

A empresa fica irregular devido a algumas pendências com a Receita Federal, como, por exemplo, a ausência de pagamento para o governo municipal, estadual ou federal, a omissão do demonstrativo financeiro, não reconhecer a atividade no endereço cadastrado, etc.

Caso a Receita Federal perceba alguma irregularidade, a empresa em questão irá receber um comunicado informando o problema e explicando como resolvê-lo. 

Entretanto, é necessário não depender do comunicado da Receita Federal, mas verificar constantemente o site do órgão administrativo para verificar a situação da sua empresa. 

Como fazer para registrar e regularizar minha empresa de serviços?

Para uma empresa de serviços exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, possuir registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela funcionará, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. 

Dependendo da atividade, pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio Ambiente e em outros órgãos de fiscalização.

É certo que o procedimento varia de acordo com as leis estaduais, mas os passos a serem seguidos são basicamente os mesmos em todo o Brasil.

Antes da abertura, você precisa entender quais são os custos, impostos, modalidades, formalização, etc.

Já se a sua opção for fazer o registro como Microempreendedor Individual (MEI), o processo é bem mais simples e menos burocrático, realizado totalmente online.

Mas, é claro, que antes de se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI), é importante conhecer os critérios, leis, atividades permitidas, enfim, ter todas as informações em mãos para se tornar um empreendedor.

O que preciso saber antes da abertura?

Antes de abrir, é necessário saber quais serão os gastos e tributos: segundo o SEBRAE, o custo médio para a abertura de uma empresa varia de estado para estado. Assim, o gasto pode variar entre R$ 500,00 a R$ 1.500,00. 

Após abrir a empresa, os custos iniciais são: aluguel, gastos com água e energia, telefone, honorários do contador, impostos e os custos com funcionário – se houver contratação de imediato.

Facilite a regularização da sua empresa!

Para você, prestador de serviço que tem dúvidas de como regularizar sua empresa, nós, da Nacif Contabilidade, estamos aqui para te ajudar e auxiliar da melhor forma possível! 

Se você quer atingir o sucesso, é preciso fazer isso da forma correta, e continuar com sua empresa na informalidade, com certeza, não é o melhor caminho para isso!

Com os nossos serviços de legalização de empresas, você terá todo o apoio necessário para conseguir todas as documentações, licenças e alvarás necessários para manter sua empresa no caminho do sucesso!

Afinal, os nossos especialistas cuidam da burocracia para você, enquanto você foca na gestão e no sucesso do seu negócio.

Portanto, entre em contato agora mesmo!

Quero regularizar minha empresa de serviços sem dificuldade

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Redução De Custos No Comércio Obtenha De Maneira Simples (2) - Nacif Contabilidade

Estratégias Simples para Redução de Custos no Comércio

Redução de custos no Comércio: Obtenha de maneira simples Descubra métodos simples e eficazes para reduzir custos no comércio, garantindo maior rentabilidade e sustentabilidade financeira para o seu negócio. No mundo competitivo do comércio, a eficiência operacional é essencial para

Como Abrir Cnpj De Prestador De Serviços Em 5 Passos Simples E Rápidos - Nacif Contabilidade

Abrir CNPJ: O guia completo para prestadores de serviços

Abrir CNPJ: O guia completo para prestadores de serviços Descubra como abrir CNPJ e por que ele é importante na sua prestação de serviços. Abrir CNPJ é essencial para você que deseja se legalizar como prestador de serviços. Afinal, é

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Atualizado em junho de 2023 Controle de despesas: um guia…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top